Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Comissão pode votar parecer sobre reserva de vagas para mulheres no Legislativo

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos

De acordo com a proposta, cota seria inicialmente de 10%, com aumento gradativo em três legislaturas

A Comissão Especial sobre a Participação Feminina no Legislativo (PEC 134/15) reúne-se na próxima terça-feira (8) para apresentação, discussão e votação do parecer da relatora, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), à matéria.

“O Brasil atualmente se encontra em 117º lugar no ranking da ONU que elenca os países de acordo com a participação feminina no Parlamento", destaca a relatora.

Percentual mínimo
A proposta reserva percentual mínimo de representação para cada gênero – homens ou mulheres - no Poder Legislativo, que será acrescentada ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e garantirá vagas na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, nas três legislaturas subsequentes à promulgação da emenda.

Apresentada pela Comissão da Reforma Política do Senado, a PEC estabelece que a cota mínima aumentará de forma gradativa. O percentual será de 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira legislatura.

A audiência está marcada para as 16h30, em local a definir.

Tramitação
Se aprovada na comissão especial, a PEC segue para o Plenário da Câmara, onde precisa ser votada em dois turnos.

Íntegra da proposta:
  • PEC-134/2015
Da Redação/RN
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268402
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-pode-votar-parecer-sobre-reserva-de-vagas-para-mulheres-no-legislativo/401562723

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É cada vez mais infeliz a ideia de ter alguma função por ser mulher, por ser negro, por ser obeso, por ser careca...

O "mundo" está criando obrigações em função do gênero, da cor da pele, e deixando de buscar a condição e a eficiência nos cargos, principalmente públicos.

Salvo a DEVIDA RESERVA NECESSÁRIA, para as pessoas com deficiência física, desdenhadas desde sempre, a partir de sua locomoção, não se justifica por outros motivos.

Se as mulheres quiserem participar da política que se capacitem e o façam, assim como os negros ou qualquer outro tipo ou gênero ou raça que se possa ser atribuído.

A cota racial nas faculdades, podem até colocar pessoas na faculdade, mas, já diante mão, a preconceituam: está na faculdade por causa de cota racial. Isso é bom?

Todos os favorecimentos por motivos de gêneros e raciais não são necessariamente benéficos, podem até mesmo causar um sentido contrário.

A exacerbação de "feministas" não parece ser um progresso e sim uma vingança, uma reação das incapazes de conviver no mundo da maneira que ele é. Tal como no passado a "Ku Klux Klan", uma aberração ao mundo em que vivemos. continuar lendo

Realmente, em alguns aspectos é como se em sua busca pela igualdade 'perfeita' se tenha esquecido o significado da palavra igualdade... continuar lendo