Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Frente da Educação e Impa abrem Biênio da Matemática

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Frente Parlamentar Mista da Educação, a Comissão de Educação e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) fazem hoje a abertura do Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa.

    O biênio entrou no calendário oficial brasileiro por iniciativa dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Pedro Fernandes (PTB-MA) e Wilson Filho (PTB-PB), para marcar a realização no País da Olimpíada Internacional de Matemática, em 2017, e do Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018.

    Serão dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.

    Congresso InternacionalNesse período, o País realizará inúmeros eventos nacionais, como o Festival da Matemática, e sediará a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

    “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, celebrou em 2014 a conquista do Medal Fields, mais importante prêmio da matemática mundial”, disse Canziani, presidente da frente parlamentar.

    Calendário de eventosA solenidade abre o calendário de eventos para celebrar o biênio e que contará com a realização em abril do ano que vem do Festival da Matemática (http://festivaldamatematica.org.br/), entre outras atividades que estão sendo programadas pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática e outros parceiros para promover a popularização da matemática.

    O festival contará com atividades lúdicas e divertidas voltadas a toda a família, como oficinas, exposições, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, teatro, palestras e mostra de filmes.

    Gomes de SousaA homenagem a Gomes de Sousa no título do Biênio remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), um dos pioneiros no estudo da matemática no Brasil.









    O evento será realizado às 9 horas, na sala de reuniões do Espaço Cultural da Câmara.

    Da Redação - RL
    Com informações da Frente Parlamentar de Educação

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-da-educacao-e-impa-abrem-bienio-da-matematica/414911867

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)