Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro do TST defende regulamentação de demissão imotivada

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre de Souza Agra Belmonte afirmou há pouco, na Câmara, que a arbitragem poderá ajudar a desafogar Justiça do Trabalho, desde que seja regulamentada a demissão sem justa causa ou imotivada, prevista na Constituição.

    “Demissão arbitrária é o que gera litigiosidade e processos. A adoção da arbitragem não pode deixar de levar em conta a regulamentação da motivação de demissão arbitrária”, disse.

    Belmonte participa de audiência pública da Comissão Especial da Reforma Trabalhista (PL 6787/16) para discutir soluções extrajudiciais para os conflitos trabalhistas.

    Segundo o ministro, outras medidas extrajudiciais de relações trabalhistas, como a comissão interna de prevenção de acidente de trabalho (Cipa) e as comissões de conciliação prévia já existem e não conseguiram reduzir o montante de três milhões de novas ações trabalhistas por ano. “Se todos os outros meios não desafogaram, a arbitragem por si só não vai resolver.”

    Belmonte afirmou que a arbitragem deve entender as peculiaridades da relação trabalhista, como salário médio baixo, cerca de R$ 2 mil, e trabalhador hipossuficiente.

    A arbitragem é um método de resolução de conflitos onde as partes definem quem vai mediar e solucionar a disputa, sem a participação do judiciário. O método oferece decisões rápidas para a solução de controvérsias.





    O debate ocorre no plenário 1.

    Mais informações a seguir

    Assista à audiência também pelo canal oficial da Câmara no Youtube

    Íntegra da proposta:
    • PL-6787/2016
    Reportagem - Tiago Miranda
    Edição - Sandra Crespo

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-tst-defende-regulamentacao-de-demissao-imotivada/441220350

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)