Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB protocola 13º pedido de impeachment contra Michel Temer

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    Entidade baseia documento em delação premiada dos irmãos Batista, donos do grupo J&F, e entrevista do presidente da República à "Folha de S.Paulo"

    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, protocolou nesta quinta-feira (25) o 13º pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer. Ele estava acompanhado de conselheiros federais, presidentes das seccionais e demais dirigentes da entidade.

    O pedido leva em conta a delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F, feita à Procuradoria-Geral da República e homologada pelo ministro Edson Fachin, responsável no Supremo Tribunal Federal pela Operação Lava Jato. Também considera entrevista dada por Temer ao jornal "Folha de S.Paulo".

    Com base na delação, Fachin autorizou a abertura de inquérito contra o presidente da República, Michel Temer. As suspeitas são de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à Justiça.

    O pedido apresentado à Câmara aponta duas condutas de Temer que, segundo a OAB, configuram crime de responsabilidade:

    • "Infringência ao art. 85, V, da Constituição Federal, combinado com art. , 7, da Lei 1.079/1950 e com os arts. e 12 do Decreto 4.081/2002: proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo; possível exercício de advocacia administrativa, conforme dispõe o art. 321 do Código Penal"; e
    • "Infringência ao art. 85, VII, da Constituição Federal, combinado com o art. , 7, da Lei 1.079/1950: ato omissivo próprio no exercício da função pública".

    Caberá ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, analisar os pedidos de impeachment. Ontem, ele afirmou que o exame dos pedidos não será feito"da noite para o dia". Segundo Maia, “a Câmara dos Deputados e sua presidência não serão instrumentos para desestabilização do governo”.

    Da Redação - RM
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-protocola-13o-pedido-de-impeachment-contra-michel-temer/462655240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)