Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

CCJ aprova uso de gêneros masculino e feminino na redação de leis

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera regras sobre a formulação e a redação de leis (Lei Complementar 95/98) para prever que o termo “homem (ns)”, quando estiver se referindo a pessoas de ambos os sexos, deve ser substituído por “homem (ns) e mulher (es)”.

Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 188/15, da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ). A autora argumenta que, em obediência aos preceitos da linguagem inclusiva, a mudança vai contribuir para atingir uma maior igualdade entre os sexos.

Relatora no colegiado, a deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) concordou com a iniciativa e concluiu que o texto atende a princípios constitucionais e legais. “O texto procura incorporar esforços realizados aqui e em outros países para garantir a igualdade linguística nos textos oficiais, como forma de promoção dos direitos humanos e de combate à exclusão das mulheres”, disse a relatora.

Tramitação
O texto seguirá para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

Íntegra da proposta:
  • PLP-188/2015
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-uso-de-generos-masculino-e-feminino-na-redacao-de-leis/462655472

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)