Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Câmara rejeita isenção de IPI para máquinas agrícolas

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei 6497/06, do ex-deputado Luiz Bittencourt, que isenta máquinas, aparelhos, instrumentos, acessórios e ferramentas de uso agrícola do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se a proposta for aprovada, o Executivo deverá regulamentar medida e evitar que seja estendida a outros setores.

Também foi rejeitado o substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural que estendeu a isenção a veículos utilitários de uso exclusivo na agropecuária.

Como a rejeição no colegiado tem caráter terminativo, o texto será arquivado a não ser que haja recurso para o Plenário.

Desoneração
Segundo o relator na comissão, deputado Edmar Arruda (PSD-PR), a desoneração proposta pelo projeto não pode ser feita sem critério e gerar impactos fiscais e orçamentários e afetar a rentabilidade e a manutenção de vários setores.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00) prevê que a criação de nova despesa obrigatória ou de renúncia de receita deverá indicar expressamente a estimativa de impacto orçamentário. “Malgrado os nobres propósitos, não podem as propostas [original e substitutivo] ser consideradas adequadas e compatíveis sob a ótica da adequação orçamentária e financeira”, disse Arruda.

Íntegra da proposta:
  • PL-6497/2006
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268411
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-isencao-de-ipi-para-maquinas-agricolas/463475398

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)