Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líder do DEM defende prioridade na análise do fim do foro privilegiado

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    “É uma demanda da sociedade, e não podemos fazer papel de cego ou surdo diante do que vem das ruas”, afirmou o deputado Efraim Filho

    O líder do DEM, deputado Efraim Filho (PB), afirmou nesta quinta-feira (1º) que o fim do foro privilegiado para autoridades deverá ser uma das prioridades da agenda legislativa. O Senado aprovou proposta de emenda à Constituição que modifica o foro, e o texto será enviado para análise da Câmara dos Deputados.

    “É uma demanda da sociedade, e não podemos fazer papel de cego ou surdo diante do que vem das ruas”, afirmou Efraim Filho. “Engavetar, ser omisso ou inerte não é uma resposta adequada e não encontrará respaldo”, continuou.

    Efraim Filho foi relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) de propostas com o mesmo tema. Ele disse defender o fim do foro privilegiado para todas as funções, “preservados os presidentes [da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal], para manter o princípio da harmonia e da separação dos Poderes presente na Constituição”.

    Detalhes
    A proposta aprovada pelo Senado recebeu 70 votos favoráveis – a unanimidade dos senadores que estavam presentes no Plenário na noite de quarta-feira (31).

    O texto acaba com o foro privilegiado em caso de crimes comuns para deputados, senadores, ministros de Estado, governadores, ministros de tribunais superiores, desembargadores, embaixadores, comandantes militares, integrantes de Tribunais Regionais Federais, juízes federais, membros do Ministério Público, do procurador-geral da República e membros dos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público.

    Dessa forma, todas as autoridades e agentes públicos atualmente beneficiados pelo foro responderão a processos iniciados nas primeiras instâncias da Justiça comum. Ainda segundo a proposta, as únicas exceções são os chefes dos três Poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o vice-presidente da República.

    As autoridades manterão o foro por prerrogativa de função nos crimes de responsabilidade, aqueles cometidos em decorrência do exercício do cargo público, como os contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; a segurança interna do País; a probidade na administração; a lei orçamentária; e o cumprimento das leis e das decisões judiciais, entre outros.

    Outras medidas
    O texto aprovado pelos senadores mantém o parágrafo 2º do artigo 53 da Constituição, que prevê que parlamentares não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Em casos como esses, os autos devem ser remetidos dentro de 24 horas à Casa Legislativa respectiva, para que, pelo voto da maioria dos integrantes, o Plenário resolva sobre a prisão.

    A PEC também inclui expressamente no artigo da Constituição a proibição de que seja instituído qualquer outro foro por prerrogativa de função no futuro.

    Saiba mais sobre a tramitação de PECs

    Da Redação - RM
    Com informações da TV Câmara e da Agência Senado

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lider-do-dem-defende-prioridade-na-analise-do-fim-do-foro-privilegiado/464943028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)