Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalho aprova novas atribuições ao Conselho de Política Agrícola

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que amplia as competências do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), órgão que assessora o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    O texto aprovado é um substitutivo da deputada Erika Kokay (PT-DF) ao Projeto de Lei 6947/10, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS).

    Kokay foi escolhida para dar o parecer vencedor, depois que o relatório do deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que orientou pela aprovação do texto original, foi rejeitado.

    Hoje, o CNPA é responsável pela proposição de alterações na política agrícola nacional e nos planos anuais de safra, além da manutenção de sistema de informação sobre a atividade agrícola no País.

    O texto aprovado amplia essas atribuições, mas com menor poder de decisão em relação ao projeto original. O texto inicial previa, por exemplo, que o conselho definiria a Política Nacional de Habitação Rural. Já o substitutivo afirma que cabe ao órgão apenas sugerir as diretrizes.

    Outra mudança foi condicionar ao voto consensual dos membros do conselho, a aprovação da proposta do Ministério da Agricultura referente à pasta no orçamento anual a ser analisado pelo Congresso.

    Segundo Kokay, a tentativa de colocar o CNPA como responsável por fixar normas gerais e específicas relativas ao Seguro Agrícola, inclusive a definição de subsídios, geraria a perda da capacidade de gestão da política fiscal pela área econômica do governo.

    Aumento da representação
    A proposta também amplia a representação do Conselho Nacional de Política Agrícola. Foram incluídos as seguintes quantidades de representantes:

    • dois da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar);
    • cinco de secretarias estaduais de agricultura – um de cada região do País;
    • um do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e
    • mais um do Ministério do Meio Ambiente (hoje, a pasta tem um assento).

    Hoje, o CNPA conta com 16 representantes, a maioria de instituições nacionais e órgãos da União.

    Segundo Kokay, a mudança é importante porque a configuração atual do CNPA foca para os interesses de um setor social específico da agricultura. “Um assentado que planta dez hectares de feijão para o mercado local tem demandas socioeconômicas distintas do agricultor empresarial que planta 10 mil hectares de soja mecanizada, para exportação”, disse.

    Tramitação
    A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-6947/2010
    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição – Regina Céli Assumpção

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-aprova-novas-atribuicoes-ao-conselho-de-politica-agricola/468009569

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)