Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta isenta de IPI automóveis equipados com motor híbrido

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6702/16, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os automóveis equipados com motor de propulsão híbrida adquiridos por taxistas. Esse tipo de motor combina um motor a combustão e um elétrico, reduzindo a emissão de poluentes.

    “A circulação desses veículos vem se disseminando nos países mais desenvolvidos, como ícones de sustentabilidade”, argumenta o parlamentar. “No entanto, apesar da alta eficiência energética, ainda há poucos modelos disponíveis no mercado nacional”, complementa.

    Gomes de Matos destaca que o governo brasileiro reduziu recentemente o Imposto de Importação incidente sobre carros elétricos e híbridos, mediante a publicação da Resolução 97/15, pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). “Um próximo passo para o aumento da circulação de veículos sustentáveis no país seria a desoneração de mais um tributo”, observa o deputado.

    O projeto acrescenta dispositivo à Lei 8.989/95, que trata da isenção do IPI para a aquisição de automóveis por taxistas e por pessoas portadoras de deficiência física.

    TramitaçãoDe caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, inclusive quanto ao mérito, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Reportagem - Lara Haje
    Edição - Ralph Machado

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-isenta-de-ipi-automoveis-equipados-com-motor-hibrido/479982569

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)