Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova alteração de limites do Parque da Serra do Pardo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, no último dia 17, a alteração dos limites do Parque Nacional da Serra do Pardo, que atualmente abrange 447 mil hectares nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará. O projeto (PL 6479/06 ), do deputado Zequinha Marinho (PMDB-PA), exclui do perímetro do parque uma área de aproximadamente 182 mil hectares, ocupada por 2,5 mil moradores tradicionais - seringueiros, pescadores, agricultores, entre os quais há detentores de títulos de propriedade da terra.

    A comissão aprovou a proposta na forma de substitutivo do relator, deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). O substitutivo compensa a perda da área de 182 mil hectares com a incorporação ao parque de outra área, ao norte, de dimensão equivalente, a ser retirada da Estação Ecológica Terra do Meio. Segundo o substitutivo, a estação perderá mais três áreas que totalizam 405 mil hectares. Essas áreas deverão ser permutadas por novas áreas a oeste, de dimensão equivalente.

    Segundo o relator, essas permutas não vão afetar a continuidade territorial entre o parque e a estação, nem trazer prejuízos ao trabalho comum de preservação da fauna e da flora. "As florestas situadas nas novas áreas apresentam alto grau de integridade e estão circundadas por terras indígenas, enquanto a preservação da população ribeirinha tradicional também propiciará a conservação dos ecossistemas, por meio das atividades sustentáveis por elas realizadas", diz Wandenkolk Gonçalves.

    Proteção integral

    Criados por decreto em 2005, o parque e a estação são áreas de proteção integral, que por definição não admitem a presença humana em seu interior. O parque faz parte do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), onde é admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.

    O autor do projeto, deputado Zequinha Marinho, sustenta que as comunidades já viviam antes na região, e argumenta que sua proposta tem o objetivo de dar solução a "graves conflitos" surgidos após a instituição do parque.

    Tramitação

    O projeto tramita em caráter conclusivo e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações365
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-alteracao-de-limites-do-parque-da-serra-do-pardo/493157

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)