Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seguridade debate efeitos dos agrotóxicos na saúde humana

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Comissão de Seguridade Social e Família debaterá em audiência pública na terça-feira (26) os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana. O requerimento para a audiência é do deputado Padre João (PT-MG).

    O agrotóxico, segundo o deputado, visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. “O uso dessas substâncias tem potencial de causar efeitos nocivos em humanos e de provocar contaminação de solos e águas”, diz Padre João, acrescentando que o Brasil é, desde 2008, o maior consumidor de agrotóxicos no mundo.

    O deputado explica que a necessidade de aumentar a produtividade para atender à demanda internacional tem sido um dos principais fatores para esse crescimento, em especial nas lavouras de soja, milho, algodão e cana de açúcar. “O risco para os trabalhadores da lavoura é ainda maior, por terem contato direito com os produtos, e nem sempre com proteção adequada”, afirma.

    Convidados
    Foram convidados para o debate a pesquisadora Karen Friedrich, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz; representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Cleber Adriano Rodrigues Folgado; do grupo de estudo de saúde e trabalho rural da Medicina UFMG, Jandira Maciel da Silva; da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Wanderlei Pignati; o pesquisador em saúde pública da Fundação Osvaldo Cruz, Luiz Cláudio Meireles; o professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais José Luiz Paixão; e o procurador-geral do Trabalho Ronaldo Curado Fleury.

    O evento, marcado para o plenário 7, às 10 horas, será transmitido pelo portal e-Democracia. Os interessados podem enviar perguntas e comentários por meio do link abaixo.

    Da Redação/RN
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguridade-debate-efeitos-dos-agrotoxicos-na-saude-humana/502559738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)