Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ aprova acordo de aviação comercial que favorece voos para Aruba

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou um acordo internacional que regulamenta o transporte aéreo comercial realizado entre os territórios do Brasil e de Aruba, ilha situada no Caribe pertencente à Holanda. O acordo, assinado em 2014 com o governo holandês, está previsto no Projeto de Decreto Legislativo 603/17.

    O tratado entre os dois países, que recebeu parecer favorável do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), é do tipo “céus abertos” (open skies). Por meio dele, os dois países conferem privilégios para as companhias aéreas de ambas as nações nas operações de pouso ou sobrevoo.

    Entre outras vantagens, o Acordo sobre Serviços Aéreos entre a República Federativa do Brasil e o Reino dos Países Baixos (Holanda), prevê: direito de sobrevoo do território da outra parte sem pousar; direito de fazer escalas para fins não comerciais; isenção, às empresas áreas, de restrições sobre importações, direitos alfandegários, impostos indiretos, taxas de inspeção, entre outros; e autorização para fazer escalas em qualquer dos aeroportos dos dois países.

    Pela Constituição, os acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, que acarretem encargos ou compromissos ao País, só entram em vigor após serem referendados pelas duas Casas do Congresso Nacional.

    Tramitação
    O projeto tramita em regime de urgência e será votado agora no Plenário da Câmara. Depois, segue para o Senado.

    Íntegra da proposta:
    • PDC-603/2017
    Reportagem - Janary Júnior
    Edição - Marcia Becker

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-acordo-de-aviacao-comercial-que-favorece-voos-para-aruba/507349094

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)