Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP que trata dos royalties da mineração será discutida na quarta

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 7 anos

    A comissão mista que analisa a medida provisória que trata dos royalties da mineração (MP 789/17) realiza audiência pública nesta quarta-feira (11).

    A MP amplia a base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que passará, regra geral, do faturamento líquido para receita bruta de venda do minério, excluídos os tributos incidentes sobre a comercialização. Com isso, o governo espera incrementar a arrecadação com o royalty do setor, que somou R$ 1,8 bilhão em 2016.

    A compensação será paga pelo titular do direito de exploração mineral (ou para quem ele ceder o direito), pelo primeiro adquirente dos minérios extraídos sob o regime de permissão de lavra ou pelo comprador do minério em leilão público.

    ConvidadosForam convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
    - o presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Luis Carlos de Oliveira;
    - o especialista em Direito Minerário Willian Freire;
    - o diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Antonio Freitas Lins;
    - o ex-diretor geral interino do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) Telton Elber Correa;
    - a coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental, Adriana de Carvalho Barbosa Ramos; e
    - a assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Alessandra Cardoso.





    Participação popular
    O debate ocorrerá no plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado, a partir das 14 horas. A audiência será interativa e poderá acompanhada pelo e-Cidadania.

    A comissão mista é presidida pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) e tem como relator o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG). A vice-presidente é a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).


    Íntegra da proposta: Da Redação - MB
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-que-trata-dos-royalties-da-mineracao-sera-discutida-na-quarta/507856689

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)