Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita isenção de IPI em produto extraviado entre vendedor e destinatário

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que isenta de pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) mercadoria que tenha sido roubada ou danificada em acidente no trajeto entre vendedor e destinatário.

    A medida está prevista do Projeto de Lei Complementar 352/17, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que só vale para mercadorias não garantidas por seguro.

    O texto também obriga a Receita Federal a devolver os créditos de impostos utilizados nos insumos para abatimento na cadeia de produção. O IPI é cobrado atualmente a partir da saída do produto do importador, industrial, comerciante ou arrematante.

    Bezerra afirma que a isenção já foi confirmada por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afastou a cobrança do IPI sobre produtos que tenham saído do estabelecimento e sido roubados antes da entrega ao destinatário, passando a entender que é necessário, para a cobrança do imposto, a efetivação da operação mercantil.

    Decisão divergente
    No entanto, o relator, deputado João Paulo Kleinübing (PSD-SC), destacou que o STJ já tomou decisão divergente da citada pelo autor em outro julgamento e que o tema, portanto, ainda não está pacificado.

    “Em outro julgamento, a segunda turma do STJ assegurou que a saída da mercadoria do estabelecimento do imposto é suficiente para caracterizar o fato gerador do IPI; que o roubo ou furto de mercadorias é risco inerente à atividade do industrial produtor; e que o prejuízo individual não pode ser transferido para a sociedade sob a forma do não pagamento do tributo devido.”

    O relator diz que é preciso esperar uma jurisprudência consolidada para subsidiar a mudança legal.

    Tramitação
    A proposta agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, se aprovada, será votada pelo Plenário. A aprovação depende do voto favorável de 257 deputados, a maioria absoluta da Casa.

    Íntegra da proposta:
    • PLP-352/2017
    Reportagem - Carol Siqueira
    Edição - Rosalva Nunes

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-isencao-de-ipi-em-produto-extraviado-entre-vendedor-e-destinatario/511519796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)