Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Minas e Energia aprova isenção de tarifa de transmissão para consumidor que mora em município com hidrelétrica

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (22), projeto de lei que isenta do pagamento das tarifas de transmissão de energia elétrica os consumidores de municípios que possuem em seu território usina hidrelétrica ou pequena central hidrelétrica (PCH).

    Para ter direito ao benefício, a unidade consumidora (como residência ou comércio) deve estar situada em área que conste no relatório de impacto ambiental da usina ou PCH.

    O PL 496/15 é de autoria do deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA) e recebeu parecer favorável do deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA). A proposta altera a lei que trata das tarifas para o serviço público de energia elétrica (8.631/93).

    As tarifas de transmissão cobrem os custos de transporte de energia desde as unidades geradoras (como as hidrelétricas) até as distribuidoras.

    Nova versão
    Passarinho optou por recomendar a aprovação do substitutivo acolhido em 2015 pela Comissão de Defesa do Consumidor – o texto foi elaborado pelo deputado Walter Ihoshi (PSD-SP). O projeto original propõe uma nova lei; Ihoshi sugeriu a inclusão da medida na Lei 8.631/93.

    O relator da Comissão de Minas e Energia apenas incluiu dispositivo para estender a isenção da tarifa de transmissão aos consumidores situados em área afetada pelas geradoras de energia elétrica.

    “Fica nítido a necessidade da ampliação do benefício a todos os municípios impactados pela construção de hidrelétrica, seja pela proximidade ou pelos desdobramentos socioambientais que uma obra desse porte pode acarretar”, disse Passarinho.

    Tramitação
    O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

    Íntegra da proposta:
    • PL-496/2015
    Reportagem – Janary Júnior
    Edição – Marcelo Oliveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/minas-e-energia-aprova-isencao-de-tarifa-de-transmissao-para-consumidor-que-mora-em-municipio-com-hidreletrica/524241070

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)