Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Intervenção Assistida por Animais é tema de audiência na Câmara nesta quarta

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove audiência pública nesta quarta-feira (6) para discutir o Projeto de Lei 5083/16, que regulamenta a Intervenção Assistida por Animais (IAA).

    De acordo com o projeto, da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), a IAA é definida como todo tipo de intervenção terapêutica, de assistência, de apoio, de serviço, de educação ou de lazer que utiliza o animal como parte do processo para melhorar a qualidade de vida e a participação social da pessoa assistida, bem como sua resposta terapêutica.

    O deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES), que é relator da proposta na comissão e pediu a realização deste debate, destacou que atualmente há regulamentação para o uso de animais de intervenção assistida apenas para o cão-guia (Lei 11.126/05).

    “O projeto visa ampliar o uso de animais de intervenção assistida e regulamentar sua utilização em espaços públicos e privados, com fundamento, dentre outros, nos benefícios comprovadamente proporcionados pela IAA, como: aumento da acessibilidade e participação social das pessoas com deficiência; e aumento da concentração e interação das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, transtornos do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento durante suas atividades nas escolas”, explicou o deputado.

    "Por se tratar de matéria de grande complexidade técnica, entendemos que seria muito profícua a contribuição de pessoas dedicadas ao estudo e à aplicação da Intervenção Assistida por Animais", disse.

    Convidados
    Foram convidados para a audiência:
    - o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini;
    - a mestre em Tecnologia Assistiva e especialista em Gestão Inclusiva e Desenho Universal Renata Andrade;
    - o fisioterapeuta integrante da TAC, organização não governamental que atua nas terapias de educação assistida por animais, Vinicius Ribeiro; e
    - a médica veterinária, doutoranda em Ciências Biológicas, Erika Zanoni.




    O debate está marcado para as 15 horas, no plenário 13.

    A audiência será interativa e os interessados poderão participar enviando perguntas, comentários e sugestões pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

    Íntegra da proposta:
    • PL-5083/2016
    Da Redação - MB
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intervencao-assistida-por-animais-e-tema-de-audiencia-na-camara-nesta-quarta/527805574

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)