Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara aprova criação do Dia Nacional da Imigração Chinesa

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 8212/17, do deputado Fausto Pinato (PP-SP), que institui no calendário brasileiro o Dia Nacional da Imigração Chinesa.

    Pela proposta, a data será celebrada anualmente em 15 de agosto, em referência ao dia oficial da chegada de chineses ao Brasil, em 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para mais tarde se estabelecer em São Paulo em busca de empregos e oportunidades.

    O relator na CCJ, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), recomendou a aprovação. Como a proposta tramitava em caráter conclusivo, está aprovada pela Câmara e deve ser enviada para revisão do Senado.

    Justiça“É justo e oportuno que a memória e a história da imigração chinesa seja reconhecida nacionalmente. Primeiro, porque celebra a amizade entre os dois países, segundo por homenagear e reconhecer a contribuição dos chineses ao Brasil ao longo de mais de dois séculos”, disse o Fausto Pinato.

    Coordenador na Câmara a Frente Parlamentar Brasil-China, Pinato explicou que a imigração chinesa já ocorria mesmo antes de 1900, mas aquela viagem oficial marcou um momento importante para a comunidade sino-brasileira.

    Durante solenidade na Câmara em agosto, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, destacou que os países já possuem 43 anos de relações diplomáticas. Segundo ele, mais de 300 mil imigrantes chineses hoje no Brasil.

    Íntegra da proposta:
    • PL-8212/2017
    Reportagem - Marcello Larcher
    Edição - Ralph Machado

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268414
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-criacao-do-dia-nacional-da-imigracao-chinesa/531782086

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)