Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agricultura promove encontro no Rio Grande do Sul para debater crise na produção leiteira

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza um encontro com prefeituras e representantes do governo do Rio Grande do Sul para debater os problemas enfrentados pelos produtores de leite no estado. O evento acontece nesta segunda-feira (23), às 14 horas, na Câmara de Vereadores da cidade gaúcha de Lajeado.

    O encontro foi pedido pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), em razão da queda no preço do leite de 2015 para cá, o que, segundo ele, tem afetado a atividade dos produtores gaúchos, especialmente os pequenos. “A baixa rentabilidade fez com que cerca de 20 mil produtores abandonassem a produção de leite no Rio Grande do Sul. Pouco a pouco, o perfil do produtor acaba mudando. Propriedades familiares, muitas sem renovação, já que os jovens não querem ficar no campo, acabam abandonando a produção de leite. Um dos principais fatores para esse declínio é a importação maciça de leite do Uruguai”, disse o deputado.

    Pequenos produtores
    Segundo Bohn Gass, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat) aponta que a entrada sem limite de cotas do Uruguai estaria servindo de escoamento do leite do Paraguai e da Argentina, pois as quantidades que chegam ao Rio Grande do Sul não fecham com o total produzido pelo país vizinho. “Esta crise do leite prejudica muito o Rio Grande do Sul, com baixas de pequenos produtores, os quais estariam até mesmo vendendo para abate as vacas ou as repassando para produtores maiores, que têm condições de enfrentar o problema”, disse.

    Da Redação - RS
    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultura-promove-encontro-no-rio-grande-do-sul-para-debater-crise-na-producao-leiteira/569288370

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)