Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Impasse em torno de voto distrital misto leva ao encerramento de reunião da CCJ

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Impasse sobre uma proposta que institui o voto distrital misto nas eleições proporcionais levou ao encerramento da reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania nesta quarta-feira (25). Partidos de oposição, contrários ao voto distrital misto, se negaram a analisar o Projeto de Lei 9212/17, do Senado, e anunciaram obstrução.

    Com apenas 14 deputados apoiando a inversão de pauta para que o projeto fosse analisado antes dos demais, a reunião acabou encerrada. Eram necessários, pelo menos, 34 votos.

    O sistema distrital misto combina o voto proporcional com o distrital. De acordo com o projeto, o eleitor faria duas escolhas na urna: o candidato de seu respectivo distrito e o partido de sua preferência.

    Debate
    O deputado Wadih Damous (PT-RJ) sustentou que a proposta de voto distrital misto é “anti-democrática, elitista e já foi derrotada duas vezes nesta legislatura”. Segundo ele, a permanência do projeto em pauta levaria o PT a obstruir as votações.

    “Já houve discussões exaustivas sobre isso e o assunto foi repudiado pela maioria da casa”, disse Damous. “Eu não entendo a insistência do PSDB em querer trazer isso de volta à pauta de discussões na CCJ", completou.

    Relator do projeto, o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que propôs a inversão de pauta, acusou o PT fugir ao debate e de obstruir não o projeto, mas a pauta do País.

    “Já conversei com alguns colegas e a intenção, como relator, não é fazer nenhum tipo de debate apressado ou açodado, mas iniciar uma discussão que, no meu entendimento, vai complementar a reforma política”, argumentou. “Não se está permitindo nem sequer a discussão do tema”, disse Gomes, para quem o Brasil precisa de uma melhor representação política.

    CríticaO deputado Rubens Bueno (PPS-PR), por sua vez, criticou a obstrução e disse PT e PSDB já votaram favoravelmente ao distrital misto durante análise de reforma política já aprovada no Congresso. “Quem votou contra o ‘distritão’ e a favor do distrital misto: PDT, PRB, PT, Psol e PSDB”, disse. “O PT se une ao PSDB quando há interesse, mas, quando vem um debate como esse, quer tentar censurar ou boicotar”, disse.

    O presidente da CCJ, deputado Daniel Vilella (PDMB-GO), propôs a Gomes a retirada da proposta para permitir a votação de outros projetos da pauta, mas o pedido não foi aceito.

    Íntegra da proposta:
    • PL-9212/2017
    Reportagem - Murilo Souza
    Edição - Ralph Machado

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações189
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impasse-em-torno-de-voto-distrital-misto-leva-ao-encerramento-de-reuniao-da-ccj/570779480

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)