Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seguridade aprova exame odontológico anual em abrigos e instituições de longa permanência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na terça-feira (26) proposta que obriga a realização de exames odontológicos preventivos em crianças e adolescentes em abrigos e anual para idosos em instituição de longa permanência.

    O texto aprovado é um substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) ao Projeto de Lei 3607/15, do deputado Mário Heringer (PDT-MG). O texto original obriga abrigos, creches e asilos a realizar, pelo menos uma vez por ano, exames odontológicos nas pessoas que abrigam.

    “Incluímos os guardiães – e não apenas pais, educadores e alunos – no público-alvo das campanhas de educação sanitária, para assegurar a participação de todos responsáveis”, disse Morais.

    Morais retirou as creches por não serem entidades de residência e sim escolas e substituiu as expressões “orfanato” e “asilo” do projeto original por terem sido substituídas pelos estatutos da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) e do Idoso (Lei 10.741/03).

    Pelo texto, os exames serão realizados preferencialmente na rede credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Independente dos exames preventivos, o estabelecimento é obrigado a encaminhar o assistido para o dentista sempre que houver sinais e problemas bucais.

    A proposta altera o ECA, para dobrar o número de consultas odontológicas obrigatórias. A lei fala em consultas aos 6 e 12 anos, e o texto fala em quatro momentos (aos 4, 8, 12 e 16 anos). “Aproveitamos a oportunidade para estender a odontologia preventiva no SUS aos adolescentes estabelecendo uma periodicidade quadrienal”, disse Morais.

    E inclui a obrigatoriedade da assistência odontológica anual no Estatuto do Idoso. “Garantimos cobertura àqueles que não tenham condições de deslocamento”, disse Morais, em relação à inclusão do serviço no estatuto.

    Tramitação
    A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-4274/2012
    Reportagem - Tiago Miranda
    Edição - Marcia Becker

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguridade-aprova-exame-odontologico-anual-em-abrigos-e-instituicoes-de-longa-permanencia/595034843

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)