Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Esporte premia artigos científicos

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Nesta edição de 2018, prevalecem artigos sobre inclusão, atletas especiais, transgêneros e mulheres

    Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados premia artigos científicos. A finalidade é estimular a pesquisa acadêmica sobre temas do esporte nacional e identificar trabalhos de qualidade que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional.

    São aceitos trabalhos de todos os cursos de formação e de todo o país. Este ano, serão premiados artigos sobre três temas: Esporte Educacional e Inclusão Social; Esporte de Rendimento; e Políticas do Esporte. As inscrições foram até o dia 27 de julho e o resultado será divulgado em 8 de outubro.

    Vencedor na categoria Esporte e Educação em 2017, José Manoel Montanha coordena a Educação Física e o Desporto Escolar na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ele conta um pouco mais sobre a sua pesquisa.

    "Ele tratava da questão do financiamento das políticas voltadas para o esporte na dimensão do esporte educacional e do lazer. Esse texto foi uma crítica à falta de regularidade nesse financiamento, foi uma espécie de observatório dos planos anuais. A partir desse acompanhamento, chega-se à conclusão de que há pouca regularidade, e quando há, ela fica na dependência de grandes eventos esportivos como Copa do Mundo e Olimpíadas."

    Qualidade
    Outro ganhador em 2017 foi o professor de Medicina do Esporte da Unifesp Clayton Luiz Macedo, na categoria Esporte e Saúde. Sua pesquisa foi sobre o perigo do uso de esteroides anabolizantes. Ele é um dos jurados neste ano e destacou a qualidade dos trabalhos já avaliados.

    "O pessoal que trabalha na área de esporte ganhando prêmios, eles ficam mais motivados. Eu tive a oportunidade de avaliar os artigos dessa edição e a totalidade deles são artigos de inclusão, de atletas especiais, transgêneros, mulheres. Tem dados bem interessantes."

    Na segunda edição do Concurso de Artigos Científicos da Comissão de Esportes, cada categoria tem três ganhadores. Eles ganham certificado, medalha e publicação na Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados. Caso o ganhador seja de fora do Distrito Federal, também tem direito a passagens para ir à cerimônia de premiação, em 6 de novembro.

    Reportagem - Giovanna Maria
    Edição – Roberto Seabra

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-esporte-premia-artigos-cientificos/619120988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)