Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta reserva vagas em cursos de serviços de aprendizagem para mulheres vítimas de violência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 10018/18, do Senado, que reserva para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar pelo menos 5% das vagas dos cursos de formação e de capacitação dos serviços nacionais de aprendizagem e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta muda a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

    O benefício valerá para as vítimas de violência que estiverem incluídas nos cadastros de programas assistenciais dos governos federal, estaduais e municipais — medida de assistência à mulher já prevista na Lei Maria da Penha.
    O projeto abrange, além do Sebrae, os cursos oferecidos pelos serviços nacionais de aprendizagem Industrial (Senai); Comercial (Senac); Rural (Senar); do Transporte (Senat); e do Cooperativismo (Sescoop). As mulheres que desejarem participar serão encaminhadas a essas entidades pela Justiça, de ofício, ou a pedido da Defensoria Pública ou do Ministério Público. E os cursos serão gratuitos.

    Autor da proposta, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) argumenta que um dos maiores desafios na luta contra a violência doméstica é proporcionar às mulheres independência financeira para que elas não precisem mais conviver com os agressores. “Ao terem garantido o acesso gratuito a cursos de qualificação, essas brasileiras terão a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho e passarão a gerar sua própria renda, dando um passo decisivo para o rompimento do ciclo de violência do qual são vítimas”, ressalta.

    O Tribunal de Contas da União (TCU) e os ministérios da Educação, do Trabalho e da Justiça serão informados semestralmente sobre o total de mulheres em situação de violência atendidas nos cursos.

    Tramitação
    O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)









    Íntegra da proposta:
    • PL-10018/2018
    Reportagem – João Pitella Junior
    Edição – Rachel Librelon

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-reserva-vagas-em-cursos-de-servicos-de-aprendizagem-para-mulheres-vitimas-de-violencia/629164255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)