Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Especialistas avaliam relação do Congresso com o Executivo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    O Poder Legislativo é responsável por elaborar as leis brasileiras e por fiscalizar o Poder Executivo. Já o presidente da República, além de colocar em prática essas leis, também acaba legislando por meio de medidas provisórias

    Com harmonia e independência. Assim devem se dar a relação e o funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo.

    O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

    A Câmara é composta por 513 deputados federais, com mandato de quatro anos. O número de deputados é proporcional à população do estado ou do Distrito Federal, com o limite mínimo de oito e máximo de 70 deputados para cada um deles.



    Já o Senado é composto por 81 senadores, com mandatos de oito anos.

    Compete ao Congresso criar leis e fiscalizar os órgãos da administração pública por meio, por exemplo, da instalação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs).

    Medidas provisórias
    O Poder Executivo, que tem como chefe máximo o Presidente da República, tem a função de governar e colocar em prática as leis elaboradas pelo Legislativo.

    O presidente da República também pode rejeitar ou sancionar propostas aprovadas pelo Poder Legislativo e ainda iniciar esse processo. Em caso de relevância e urgência, ele pode editar medidas provisórias, que já têm força de lei, e precisam ser posteriormente avaliadas pelo Congresso Nacional para continuar valendo.

    Saiba mais sobre a tramitação de MPs

    Um dos temas mais controversos na atuação do Legislativo e do Executivo diz respeito justamente ao poder de legislar.

    Segundo Gustavo Henrique Dutra, da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente tem muita influência no processo legislativo. "As medidas provisórias são de fato instrumento do chefe do Executivo de influência. Vendo o nosso processo legislativo histórico, o presidente da República, ele sempre utilizou dessa forma e foi o poder que mais legislou, mais que o próprio Legislativo", avalia.

    Para o cientista político Frederico Bertholini, no entanto, o uso de medidas provisórias por parte do presidente tem a ver com a fragmentação do Congresso brasileiro, que exige a figura de um presidente com mais poderes.

    "O desenho brasileiro é um desenho em que existe grande fragmentação na Câmara, muitas vozes dissonantes. Você gera a possibilidade de minorias estarem incluídas dentro do processo político, o que é superpositivo. Você precisa então de um grande coordenador desse jogo. E o desenho institucional brasileiro dotou o presidente de muitos poderes com essa ideia de que o presidente pudesse ser um grande coordenador desse jogo."

    Na Câmara há uma proposta de emenda à Constituição (PEC 70/11) em discussão que muda as regras de tramitação das MPs. O texto prevê, por exemplo, o fim da comissão mista de deputados e senadores que atualmente analisa as MPs e fixa prazos mais rígidos para votação.

    Íntegra da proposta:PEC-70/2011 Reportagem – Paula Bittar
    Edição – Natalia Doederlein

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especialistas-avaliam-relacao-do-congresso-com-o-executivo/641005195

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)