Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto regulamenta taxa que emissor do vale refeição cobra da rede credenciada

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    Os contratos de prestação de serviço assinados entre as empresas optantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e as empresas emissoras de cartão de vale-refeição (ou alimentação) deverão informar, de forma clara e precisa, o custo da taxa de remuneração que será cobrada dos estabelecimentos que aceitam o cartão, como restaurantes e supermercados.

    A exigência consta no Projeto de Lei 10309/18, do deputado (PT-SP), em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto altera a Lei 12.865/13.

    O texto estabelece também um limite para as taxas de remuneração cobradas da rede credenciada. Ela não poderá ultrapassar o dobro da taxa que o emissor do cartão cobra da empresa optante do PAT. Se o emissor não exigir taxa da empresa, ou ela for módica, a taxa a ser paga pelo credenciado não poderá ultrapassar o custo mensal de 2%.

    Instituído pela Lei 6.321/76, o PAT atende trabalhadores de baixa renda (ganham até cinco salários mínimos mensais). As empresas que aderem ao programa recebem desconto do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

    Transparência
    Com o projeto, Chinaglia espera dar transparência para as taxas cobradas pelas empresas emissoras dos cartões da sua rede credenciada. Ele afirmou que em alguns casos a taxa mensal chega a 6% do valor dos produtos comercializados pelos restaurantes, padaria e supermercados, prejudicando os trabalhadores beneficiados pelo PAT. “Tal prática acaba resultando num aumento deletério dos custos de aquisição dos produtos”, disse.

    O deputado lembrou ainda que o PAT é baseado em benefícios fiscais, o que torna necessária a regulamentação das taxas, para coibir excessos.

    Tramitação
    O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-10309/2018
    Reportagem - Janary Júnior
    Edição – Roberto Seabra

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268414
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações484
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-regulamenta-taxa-que-emissor-do-vale-refeicao-cobra-da-rede-credenciada/647152128

    Informações relacionadas

    Karen Dognani, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Garantias Pessoais: O aval, a fiança e o garante solidário

    Fulgencio Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Aval: efeitos e diferenças da fiança

    Rodrigo Rabelo, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que é uma propriedade fiduciária resolúvel?

    Andreotte Norbim, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O risco das taxas negativas em licitações públicas e sua improbidade administrativa.

    Vinícius Uberti Pellizzaro, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O contrato social e a prestação de garantia (fiança ou aval) assumida por sócio-administrador sem a ciência dos demais sócios

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)