Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Minas e Energia aprova subsídio a distribuidora com mercado de baixa densidade elétrica

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9510/18, do deputado Jorge Boeira (PP-SC), que concede subsídio no fornecimento de energia elétrica a concessionários e permissionários de distribuição cujos mercados sejam inferiores a 700 Gigawatts-hora (GWh) por ano.

    A proposta inclui a compensação financeira do impacto tarifário da reduzida densidade de carga desses prestadores de serviço entre as atribuições da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

    A lei que disciplina o regime das concessões de energia elétrica (Lei 9.427/96) e a Lei do Setor Elétrico (10.438/02) preveem atualmente subsídio apenas para as cooperativas de eletrificação rural de reduzida densidade de carga.

    Segundo o relator do projeto, deputado Simão Sessim (PP-RJ), as concessionárias supridoras – que fornecem energia para as cooperativas rurais – conseguem tarifas mais razoáveis por terem uma ampla base de pagadores. Essa redução tarifária, porém, apenas beneficia as cooperativas rurais e não todo e qualquer concessionário ou permissionário de distribuição com mercado inferior a 700 GWh/ano.

    “Essas concessionárias suprem de energia as distribuidoras concessionárias ou permissionárias de menor porte, muitas delas localizadas em cidades de baixa atividade econômica e reduzida densidade de carga”, afirmou.

    Sessim afirmou que a proposta estende “com muita razão” o subsídio a todos concessionários e permissionários com mercados abaixo de 700 GWh anuais.

    Pelo texto, quando não houver concessionária de distribuição para suprir a demanda para os distribuidores de mercado de baixa densidade, o cálculo da subvenção será feito considerando a principal distribuidora de energia elétrica do mesmo estado dos pequenos distribuidores beneficiários.

    Tramitação
    A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

    A comissão rejeitou proposta apensada (PL 9563/18), do deputado Esperidião Amin (PP-SC), que também ampliava a subvenção.

    Íntegra da proposta:
    • PL-9510/2018
    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição – Pierre Triboli

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-minas-e-energia-aprova-subsidio-a-distribuidora-com-mercado-de-baixa-densidade-eletrica/647190858

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)