Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Especialistas admitem que não há políticas públicas voltadas à prevenção da gagueira

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    Na audiência da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados que tratou da gagueira, nesta terça-feira (13), os representantes dos ministérios da Saúde e da Educação admitiram que não existem políticas públicas específicas voltadas para esse problema. Além disso, o número de profissionais especializados é insuficiente.

    Anelise Bohnen, pesquisadora do assunto e presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, lembrou que há muito desconhecimento mesmo na área de saúde, o que muitas vezes impede a prevenção da gagueira.

    "Todo adulto que gagueja foi uma criança não tratada na hora que deveria ter sido tratada”, afirmou. Segundo ela, o tratamento feito com crianças pequenas, a partir dos dois anos de idade, apresenta chance de 98 a 100% de recuperação total. “Nós precisamos de políticas públicas que de fato enfatizem esse trabalho preventivo.”

    Além das dificuldades no tratamento, há os estereótipos e o preconceito. Pessoas que gaguejam são tidas como ansiosas e inseguras. A escolarização fica prejudicada, assim como a entrada no mercado de trabalho. Luiz Fernando Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Gagueira (Abragagueira), acrescenta que muitas pessoas não falam abertamente sobre o problema.

    " Todos esses obstáculos se tornam ainda maiores quando olhamos ao redor e nos sentimos em uma sociedade excludente, que não nos enxerga, salvo no momento da piada, para fazer chacota ", lembra.

    Calcula-se que existam, no Brasil, dois milhões de adultos e dez milhões de crianças que gaguejam. A falta de fluência na hora de se expressar tem base genética e acontece pelo mau funcionamento das regiões do cérebro responsáveis pela fala.

    Durante a audiência pública, foram apresentadas propostas de políticas públicas para as pessoas que gaguejam. Entre elas, um maior tempo em avaliações orais, como bancas de concursos, mestrado e doutorado. Outra reivindicação é realizar campanhas contra o preconceito, porque, segundo os participantes do debate, até professores praticam bullying contra estudantes que têm gagueira.

    O deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que pediu a realização da audiência pública, sugeriu que os integrantes da sociedade civil organizada façam projetos de lei a serem encaminhados por meio da Comissão de Legislação Participativa. Ele afirmou que esta é uma boa maneira de debater temas que ainda não são consensuais, como a classificação da gagueira como uma deficiência.

    "Algumas pessoas dizem que não é o melhor caminho, porque entraria num signo de estigmatização. Outras, que apresentaram aqui argumentos sólidos, disseram que é importante, como uma garantia de direitos relevantes. Você tem que apresentar propostas e fazer com que através da tramitação os assuntos sejam debatidos", sugeriu o deputado.

    Os representantes das entidades da sociedade civil também querem que o dia 22 de outubro, que já é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, seja oficializado no Brasil.

    Reportagem – Cláudio Ferreira
    Edição – Ana Chalub

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especialistas-admitem-que-nao-ha-politicas-publicas-voltadas-a-prevencao-da-gagueira/647689890

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)