Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova proposta para coibir abusos contra alunos beneficiários do Fies

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2446/15, do deputado Kaio Maniçoba (SD-PE), que pretende evitar eventuais abusos contra alunos beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), bem como garantir os repasses às mantenedoras das instituições de ensino superior. O texto insere dispositivos na Lei do Financiamento Estudantil (10.260/01).

    O texto foi aprovado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Diego Garcia (Pode-SP). “As alterações propostas têm por objetivo introduzir na norma dispositivos de proteção aos estudantes, para resguardá-los em sua relação assimétrica com as instituições de ensino superior”, afirmou o parlamentar. A ideia é impedir que as faculdades e as universidades cobrem dos alunos beneficiários os encargos educacionais que já são cobertos pelos repasses do Fies.

    Diego Garcia destacou ainda que o repasse dos recursos do governo federal para as mantenedoras sofreu significativas modificações com a Lei 13.530/17, oriunda da Medida Provisória 785/17. O texto tornou obrigatória a adesão das faculdades a um fundo de garantia e de pagamento das parcelas do financiamento pelos estudantes logo após o término do curso.

    “O substitutivo visa manter a regularidade dos repasses referentes aos títulos da dívida pública que promovem os repasses de recursos federais no modelo de Fies vigente para os contratos iniciados no período 2010-2017, medida fundamental para a segurança jurídica e a sustentabilidade orçamentário-financeira das mantenedoras”, afirmou.

    Tramitação
    A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-2446/2015
    Reportagem - Ralph Machado
    Edição - Marcia Becker

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-proposta-para-coibir-abusos-contra-alunos-beneficiarios-do-fies/656616597

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)