Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto dificulta comércio de bebida alcoólica a crianças e adolescentes

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    A Câmara analisa projeto que cria regras para proibir a exposição comercial de bebidas alcóolicas a crianças e adolescentes (PL 10215/18). Pela proposta, os estabelecimentos que comercializarem bebida alcoólica devem afixar avisos de proibição de venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão de consumo de bebida alcoólica aos menores de 18 anos, em tamanho e local de ampla visibilidade.

    Também exige que os estabelecimentos proíbam o consumo de bebidas alcoólicas por pessoas menores de 18 anos nas dependências dos estabelecimentos comerciais.

    O autor da proposta, deputado Floriano Pesaro (PSDB-SP), defende que o ECA precisa corrigir essa lacuna para estabelecer regras claras que dificultem a exposição involuntária de bebidas alcóolicas a menores de idade. Pesaro acrescenta a previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)– Lei 8.069/90).

    Fácil acesso
    “Existe uma grande facilitação de acesso dos menores às bebidas e é sabido que a facilidade de acesso é um dos fatores que induzem ao seu consumo. Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Pediatria confirma a impressão genérica de que, se há ampla divulgação e fácil acesso ao álcool, consequentemente seu consumo será precoce e disseminado. A conclusão lógica é de que a proteção da criança e do adolescente exige uma regulamentação da exposição comercial de bebidas alcóolicas”, explica o parlamentar.

    Segundo o texto, além das medidas disciplinadoras, os empresários e responsáveis pelos estabelecimentos, seus empregados ou prepostos deverão exigir documento oficial de identidade, a fim de comprovar a maioridade do interessado em consumir a bebida alcoólica, e em caso de recusa, deverão abster-se de fornecer o produto.
    A proposta determina ainda que é de responsabilidade dos empresários e de seus empregados a comprovação à autoridade fiscalizadora, quando por esta solicitado, a idade dos consumidores que estejam fazendo uso de bebida alcoólica nas suas dependências.

    Tramitação
    O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-10215/2018
    Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
    Edição – Roberto Seabra

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-dificulta-comercio-de-bebida-alcoolica-a-criancas-e-adolescentes/658487074

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)