Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto estabelece novo modelo de organização sindical

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    O Projeto de Lei 4430 /08, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), estabelece nova regulação para a toda a organização sindical, tanto urbana como rural. Os elementos principais da proposta são:

    - liberdade de associação aos sindicatos e a soberania da base na filiação destes às federações, confederações e centrais sindicais;

    - garantia de igualdade nas eleições sindicais para todos os candidatos e também para os candidatos da representação no local de trabalho;

    - normas democráticas para a sustentação financeira;

    - amplo acesso de sindicalizados e representados às informações relativas à sua entidade sindical;

    - fortalecimento das centrais sindicais, mantida a base do poder sindical nas mãos dos sindicatos;

    - garantia da não-intervenção do Estado na organização sindical.

    Contribuição sindical

    O projeto prevê a substituição do chamado imposto sindical, com valor determinado em lei, por uma contribuição sindical com valor deliberado pela assembleia geral dos sindicalizados.

    Fica também com a assembleia a decisão sobre que entidades sindicais de grau superior - federações ou confederações - devam receber parcela da contribuição.

    Como regra de transição, é estabelecido um período de três anos de convivência dos dois sistemas, cabendo a cada sindicato, em assembleia geral, definir sua adesão ao novo sistema. Depois de adotá-lo, o sindicato não poderá mais se valer do anterior imposto sindical.

    Legislação anacrônica

    "As regras vigentes da organização sindical, no essencial, vêm de um período em que a sociedade era muito menos complexa, são de antes da revolução tecnológica, da desregulamentação, da restrição de direitos trabalhistas, da terceirização e de outras formas mais precárias de contratação", argumenta o parlamentar.

    O deputado explica que o projeto valoriza a negociação coletiva - "principal função das entidades sindicais". Ao mesmo tempo, o projeto reconhece as centrais sindicais.

    Pelo projeto, as centrais passarão gradualmente a ser financiadas pela contribuição sindical, à medida em que as assembleias dos sindicatos forem aprovando esta nova fórmula.

    O projeto pretende aumentar a representatividade do movimento sindical, garantindo plena liberdade de associação, inclusive de uma entidade à outra, e pela discussão e votação de propostas de negociação e contribuição por todos os integrantes da categoria.

    "Qualquer que seja a alteração no ordenamento trabalhista, o direito ao trabalho digno deve ser a principal preocupação", sustenta o deputado. A proposta vincula ainda o trabalhador terceirizado ao sindicato da categoria profissional preponderante na empresa, independente da forma de contratação.

    Tramitação

    O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-estabelece-novo-modelo-de-organizacao-sindical/693692

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)