Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto prevê diâmetro maior para roda e pneu de veículos “off road”

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    O Projeto de Lei 1636/19 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para permitir que veículos utilitários movidos a diesel, com perfil fora de estrada (off road), possam utilizar conjunto roda e pneu com diâmetro até 50% maior.

    Autor da proposta, o deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) argumenta que a medida atende à reivindicação de diversas associações de veículos off road. Segundo eles, a mudança no CTB impediria que alterações promovidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de resolução, acabem limitando o potencial dos veículos modelo jipe.

    “Dadas as características de uso “fora de estrada” dos jipes, há que se considerar a possibilidade de alteração do diâmetro externo do conjunto formado por pneu e roda. Essa alteração garante que o veículo atinja o desempenho esperado nas situações “fora de estrada”, argumenta o autor.

    Conforme o projeto, veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, jipe, dotados de motor diesel, poderão ter alterado, em até 50%, o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu.

    Segundo as associações de veículos off road, os chamados jipe clubes, às vezes é preciso ditar regra específica, pertinente a uma ou poucas categorias veiculares, como ocorreu com o air bag, equipamento que foi excluído da lista de itens obrigatórios dos jipes pela característica de uso fora de estrada: o uso em terrenos acidentados poderia resultar no acionamento acidental do dispositivo.

    Tramitação
    O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-1636/2019
    Reportagem – Murilo Souza
    Edição – Wilson Silveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações362
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-preve-diametro-maior-para-roda-e-pneu-de-veiculos-off-road/708732608

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)