Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Conab defende privatização de armazéns que “operam com dificuldades”

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    Em audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico nesta quarta-feira (26), representantes do governo explicaram porque a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está desativando e privatizando 27 unidades de armazenamento, de um total de 92.

    A empresa pública é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Silvio Farnese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da pasta, disse que a mudança na geografia da produção agrícola é responsável pela chamada "desmobilização" dos armazéns em algumas regiões.

    "No cenário atual de alterações no quadro produtivo brasileiro, tem armazém da Conab que não tem mais a função que tinha no passado. A diretoria tá fazendo com que alguns deles sejam desativados para operação pela Conab. Naturalmente que o armazém não vai sair da região, porque são armazéns físicos, mas que alguém possa continuar tocando eles, fazendo com que eles prestem serviço de armazenagem", explicou.

    O deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que solicitou a audiência, pediu que a Conab leve em consideração nesse processo as diferentes situações regionais.

    "Tem estados que possuem uma quantidade grande de armazéns, de pessoas que fornecem e fazem essa função em que a Conab também atua. Porém, em muitos municípios, muitas regiões e muitos estados a gente sabe que não existem outros que prestam esse mesmo serviço. E isso naturalmente nos causa uma preocupação", alerta.

    O presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, justificou que a empresa está saindo de regiões onde opera com dificuldades. Segundo ele, o objetivo é se dedicar mais a outras funções da companhia – entre elas, o levantamento dos números da safra de cada produto agrícola e as intervenções no mercado para garantir preços justos para os produtores e os consumidores.

    A Conab está presente em todas as regiões brasileiras. De acordo com o site da empresa, “sua missão é promover a garantia de renda ao produtor rural, a segurança alimentar e nutricional e a regularidade do abastecimento, participando da formulação e execução das políticas públicas.”



    Reportagem – Karina Berardo
    (Com informações da TV Câmara)
    Edição – Ana Chalub


    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-conab-defende-privatizacao-de-armazens-que-operam-com-dificuldades/725281443

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)