Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto permite concessão de porte de arma de fogo por decreto presidencial

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    O Projeto de Lei 3723/19 permite a concessão de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento, por decreto presidencial. De autoria do Executivo, o texto tramita na Câmara dos Deputados e substitui decreto revogado pelo presidente Jair Bolsonaro.

    Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Difere da posse, que só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

    O projeto também garante o porte para caçadores e colecionadores registrados junto ao Comando do Exército. O governo alega que a mudança visa adequar a legislação “às necessidades e ao direito dos cidadãos que pretendem e estejam habilitados a possuir ou portar arma de fogo para garantir a sua legítima defesa, de seus familiares, de sua propriedade e de terceiros”.

    Limites da propriedade
    A proposta altera outros pontos do Estatuto do Desarmamento, como os limites da propriedade onde o cidadão pode manter a arma. Segundo o texto, a posse poderá ser exercida em toda a extensão da residência ou do local de trabalho, edificado ou não (e não somente dentro da casa ou do escritório), em área urbana ou rural. Na prática, a mudança proposta pelo governo amplia os espaços onde o cidadão pode ter a posse da arma.

    O projeto dispensa os órgãos de segurança pública de autorização do Comando do Exército para a adquirir armas de fogo de uso restrito, como pistola de alta repetição de tiros ou munição de maior impacto. A medida beneficia dez órgãos, como as polícias federal, rodoviária federal, as polícias estaduais, a Força Nacional de Segurança Pública, as guardas municipais e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

    O texto concede ainda prazo de dois anos, a partir da entrada em vigor da lei, para que proprietários de armas de fogo sem registro possam buscar a regularização junto à Polícia Federal. O dono da arma será dispensado do pagamento de taxas, mas terá que apresentar documento de identificação pessoal e comprovante de residência fixa, acompanhados de nota fiscal de compra ou comprovação da origem lícita da arma de fogo.

    Até o deferimento da regularização, o proprietário poderá ter um registro provisório emitido pela Polícia Federal.

    TramitaçãoO projeto tramita em regime de urgência constitucional. Isso garante que o texto seja analisado diretamente no Plenário da Câmara.

    Íntegra da proposta:
    • PL-3723/2019
    Reportagem - Janary Júnior
    Edição – Wilson Silveira

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10714
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-permite-concessao-de-porte-de-arma-de-fogo-por-decreto-presidencial/725721743

    Informações relacionadas

    Marcelo Pinto, Advogado
    Artigosano passado

    Artigo sobre algumas ilegalidades do Decreto 11.366/2023

    Gabrielle Almeida, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    Aquisição de posse e porte de arma de fogo frente ao projeto de lei n° 3723/19

    Brazao e Pessoa ADV, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O tiro desportivo como direito individual fundamental e patrimônio cultural de relevante interesse social na Constituição Federal de 1988.

    Jonatas Rodrigues , Advogado
    Notíciasano passado

    Como ficará o acesso aos clubes de tiro após o decreto 11.366/2023?! Mais precisamente, sobre o "tiro recreativo".

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 5 anos

    TOP 10! Veja lista dos projetos de lei mais inusitados na Câmara e no Senado

    9 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O direito de defesa à vida, à sua propriedade e à sua família, é fundamental ao cidadão de bem.
    No aparelhamento criminoso do estado em que estamos vivendo, os bandidos não podem continuar a ser beneficiados por seus comparsas no poder.
    Quero que esta PL seja aprovada!
    È melhor 50% de tudo do que 100% de nada!! continuar lendo

    Já deveria ter sido aprovado a mais tempo.
    O cidadão de bem precisa se defender, existe todo um processo (exame psicológico, curso de tiro, aptidão de tiro, certidões negativa de tudo) para aquisição de armas para o cidadão de bem, enquanto o marginal comprar arma na esquina. É usam para matar um cidadão por nada. continuar lendo

    Se fosse para votar aumento de salário para Deputados e Senadores, a PL seria votada e aprovada em tempo recorde. Como é para beneficio da população, é deixada de lado. O Povo Brasileiro precisa aprender a votar. continuar lendo

    Apoio totalmente pois, os marginais estão matando e deixando as familias de bem refém continuar lendo