Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Relator acredita que projeto do cadastro positivo será votado hoje

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    O deputado Maurício Rands (PT-PE), relator do Projeto de Lei 836/03, que cria o cadastro positivo de consumidores, acredita que a proposta pode ser votada hoje na Câmara. O projeto está na pauta do Plenário, mas só pode ser analisado depois que os deputados votarem os destaques apresentados à MP 447/08 , que aumenta o prazo de pagamento de diversos tributos. Segundo Rands, já há acordo para votar esses destaques.

    O relator explicou que o projeto do cadastro positivo, de autoria do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), pode reduzir os juros de operações de crédito já que as empresas poderão conferir o histórico do consumidor. Ele lembrou que, hoje, os juros embutem os riscos de inadimplência.

    Rands adiantou que um ponto do projeto que pode enfrentar resistência é o que se refere ao sigilo das informações. Alguns parlamentares temem que as informações pessoais dos consumidores possam vazar a partir desse cadastro positivo. O relator, no entanto, garantiu que a proposta assegura o sigilo dos dados e criminaliza quem divulgar as informações do cadastro.

    Rands lembrou ainda que o consumidor só cria o cadastro positivo se quiser. Segundo ele, nos Estados Unidos é comum o consumidor comprar a prazo pequenos produtos para construir esse cadastro positivo e conseguir crédito para comprar um bem mais caro.

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-acredita-que-projeto-do-cadastro-positivo-sera-votado-hoje/808159

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)